segunda-feira, 18 de abril de 2011

CDI

A CDI - Comitê para Democratização da Informática - é "uma organização que utiliza a tecnologia como ferramenta para combater a pobreza e a desigualdade, estimular o empreendedorismo e criar agentes de transformação."

É uma ONG que visa criar novas gerações de empreendedores sociais. Possuem uma rede com 816 espaços de atuação, chamados CDIs Comunidade, espalhados por todo o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai, além dos escritórios de representação nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Jordânia.



Estão presentes em comunidades de baixa renda, penitenciárias, instituições psiquiátricas e de atendimento a portadores de deficiência, aldeias indígenas e ribeirinhas, centros de ressocialização de jovens privados de liberdade, hospitais e empresas, entre outros locais, seja na cidade ou em zonas rurais. A Rede CDI estende-se aos lugares mais remotos da América Latina e do Brasil, como a Amazônia, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias, culturas, raças e etnias.

Conheça o site do projeto.

GAPA

O GAPA - Grupo de Apoio à Prevenção À AIDS, que tem como objetivos contribuir para a diminuição dos níveis de contaminação do HIV/AIDS, através de ações estratégias de informação, educação e comunicação; dar suporte psico-social aos portadores do vírus HIV, visando a melhoria de sua qualidade de vida; lutar contra a discriminação e cobrar atenção estatal aos soropositivos; contribuir com acesso à informação, principalmente sobre o direito a atendimento médico-hospitalar, assim como outros que todo cidadão tem direito.



Foi fundado em 02 de julho de 1988, uma iniciativa de um grupo de voluntários, formado por estudantes e profissionais de diversas áreas, que viam na epidemia de AIDS uma grave ameaça a toda a sociedade e não apenas um problema de alguns grupos inicialmente afetados. O GAPA/BA tem como um de seus principais objetivos, nestes quase vinte anos, a luta pela adoção de uma política pública mais eficaz no combate à AIDS no Brasil, mais especificamente e em caráter especial, na Bahia.

Conheça o site do projeto.

Portal do Voluntário

Lançado em 5 de dezembro de 2000, o Portal do Voluntário surgiu como plataforma de continuidade do Programa Voluntários, da Comunidade Solidária. Criado em parceira com a Rede Globo, a Globo.com e a IBM Brasil, o Portal desenvolveu em 2004 a Rede V2V (de Voluntário para Voluntário).

Conectando voluntários em uma rede social para lhes dar mais autonomia e alternativas de atuação, o V2V foi uma das primeiras aplicações de redes sociais surgidas no Brasil e talvez a primeira do mundo com foco específico em voluntariado. Acessível gratuitamente no Portal do Voluntário, o V2V passou a ser customizado para empresas que são referência em responsabilidade social, como C&A, Bradesco, Itaú Unibanco, HSBC, entre outros. Hoje, são mais de 120.000 usuários e cerca de 20.000 ações cadastradas.

Com experiência de mais de dez anos em desenvolvimento de tecnologias para voluntariado e mais de cinco anos em redes sociais e ferramentas de web 2.0 para ambientes corporativos, o Portal do Voluntário está unicamente posicionado para apoiar organizações a adotarem novas tecnologias de mídia social.

Conheça o site do projeto.

Ruaviva

Começaremos pelo projeto Ruaviva - Instituto de Mobilidade Sustentável.

O Ruaviva é uma ONG brasileira voltada para difusão da proposta da Mobilidade Sustentável. Seu objetivo é a restauração da função social da rua, como um espaço democrático de uso, priorizando os modos de transporte coletivo, a pé e de bicicleta; como forma de defender a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, histórico e artístico nos projetos e ações veiculados ao transporte e à circulação urbana; a promoção do desenvolvimento econômico, social e urbano de forma sustentável, conforme os princípios da Agenda 21 e da tese "Não Transporte".

Faça a sua parte abraçando esta causa!
Pode começar checando o site do projeto.

Conhecendo outros projetos

Olá, leitores!

Seguirão alguns posts falando sobre iniciativas sociais interessantes que merecem ser conhecidas e podem, inclusive, servir como base para os leitores terem novas ideias que poderão ser acopladas ao nosso próprio Projeto Jovem Empreendedor Social.

Boa leitura!